Look at the time...

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Doença de Kawasaki

Tenho andado um pouco afastado desta minha actividade de bloguista, pois ultimamente tenho andado um pouco preocupado com o meu filhote.

Isto porque da última vez que fomos ao pediatra, após termos comentado tudo o que se passou aquando do vírus que ele apanhou da Quinta Doença, ele achou que afinal podia não ter sido esse vírus, mas sim a doença de Kawasaki. Ora, para quem não sabe (e eu sei muito pouco) esta doença trata-se de uma inflamação de vários órgãos, sendo o mais visado o coração. Inflama as artérias coronárias e se não for tratada a tempo pode originar ataques cardíacos e aneurismas. Claro que nós ficámos e ainda estamos preocupados, como é óbvio. Foi-nos indicado fazer uma ecocardiografia e se tudo estivesse bem, podíamos ficar descansados.

Na passada quinta-feira, lá fomos fazer a dita eco. A médica não nos disse o que a doença poderia causar, pois não nos queria preocupar sem se efectuar o exame. O D. não estava muito para aí virado, mas a médica lá arranjou maneira de ele ficar sossegado durante todo o exame, com isto:

Durante todo o processo, ela foi-nos informando de tudo, e no final disse-nos que por ela, ele já não voltava lá, mas que tudo dependia do pediatra.

Após a minha esposa ter contactado o pediatra ele disse-nos que isso era óptimo, mas que para despistar seria necessário o D. fazer análises ao sangue. Sábado às 7:20 lá estávamos no laboratório, e ele portou-se lindamente. É claro que chorou, não é coisa que agrade a ninguém, mas esteve sempre ao meu colo, não esperneou deixou que lhe tirassem o sangue, mas depois precisou dos mimos da Mãe e do Pai, pois claro. Ainda recebeu um diploma de Bravura por sido bem comportado.

Como prémio desse bom comportamento, acabámos por lhe comprar um brinquedo. Desde que foi comigo à biblioteca de Oeiras que anda apaixonado por este tipo de jogo, portanto não foi tarde nem foi cedo!

Voltámos ao laboratório para ir buscar os resultados de uma parte das análises para depois comunicar ao médico. Disse-me que o único valor elevado era o da velocidade de sedimentação, mas podia ser normal uma vez que ele anda constipado. Mesmo assim, voltou a pedir-nos a realização de uma nova ecocardiografia daqui a 6 meses, para ficarmos definitivamente descansados.

É claro que descansados… é coisa que não estamos. Esperamos como é óbvio que tudo não passe dum despiste e que esteja tudo bem com o nosso filhote.

- BL

2 comentários:

Mari disse...

Não falo por experiência própria mas ter pensamento positivo e confiança no médico é essencial. Vais ver que tudo vai correr bem com o teu filhote e que ele vai crescer muito saudável e cheio de saúde :-)

gatumano disse...

Não há outro pensamento que me passe pela cabeça. Acredito que vai correr tudo bem com o nosso filhote!

Beijocas e obrigado.

-BL