Look at the time...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Sábado foi dia de Feira do Livro de Lisboa

Já tinha pensado em ir à Feira do Livro durante a semana passada, para aproveitar a novidade que existe este ano, a Happy Hour onde podemos encontrar livros com 50% de desconto. Infelizmente, não houve um dia que tivesse saído mais cedo do trabalho, e com os banhos e jantares dos miúdos, optámos por adiar a visita para o fim-de-semana.

Assim sendo, lá fomos no sábado, logo a seguir ao almoço. Chegados lá, deparámos com a primeira dificuldade… o de arranjar lugar para estacionar. Após algumas voltas, lá arranjámos um e seguimos para a Feira onde se encontrava a segunda dificuldade, a quantidade de gente que lá se encontrava!

A Filha do CapitãoDe qualquer maneira, estava tudo impecável e organizado. Muitos dos stands tinham autores a dar autógrafos e a conversar com os seus leitores. Havia também um espaço para crianças que estava a abarrotar e o D. nem pôde usá-lo. Estava numa de ver se o livro “A filha do Capitão” de José Rodrigues dos Santos estava como livro do dia, mas tive azar.  Quando vou a sair do stand, deparei-me com o próprio a dar autógrafos e então lá tive que comprar o livro! :D Fui ter com ele e ele autografou-me o livro, mas dedicou mais tempo a meter-se com o D. do que comigo. :) Ele também não é muito de grandes conversas, portanto, foi autografar e andar.

A R. também conseguiu apanhar dois achados, para a sua biblioteca de pedagogia infantil, e já eram horas do lanche dos pequenotes. Acabámos por nos sentarmos à sombra, e dar-lhes o lanche. Acabámos por dar mais uma volta e quando estávamos a sair da feira, fiquei com a pulga atrás da orelha acerca de um outro livro, “O Espião de D. João II”, de uma autora desconhecida (para mim) Deana Barroqueiro.ag_03_deanabaroqueiro_dez2009 A editora era a Ésquilo, de onde já tenho adquirido vários livros de Paulo Loução, acerca dos Templários e de lugares míticos em Portugal, portanto só podia ter notas positivas. Descobri que a escritora também se encontrava na feira, a autografar os seus livros, e acabei por adquiri-lo! Fui ter com ela, e pareceu-me uma pessoa muito simpática, pois convidou-me logo a sentar e fiquei ali a ouvi-la descrever o seu livro, sem contar a sua história, logicamente, mas a falar dos tempos de D. João II, Bartolomeu Dias e Pêro da Covilhã e a época dos Descobrimentos. O livro fala da viagem secreta de Pêro da Covilhã, onde durante 6 anos andou em busca de novos territórios e gentes, a mandato do Rei. O espião retrata uma uma mistura de um James Bond com o Indiana Jones, da época, segundo a própria escritora.

Fiquei cativado pela conversa que ela teve a simpatia de ter comigo, e estou desejoso de o começar a ler.

Pensava que ontem seria o útimo dia de Feira, mas afinal parece que prolongaram até dia 23 de Maio,portanto, aproveitem!

Pouco depois, optámos por regressar ao carro e seguir para casa. Estava uma bela tarde.

- BL

2 comentários:

DEANA BARROQUEIRO disse...

Só agora vi a nota que pôs no seu blogue sobre o nosso encontro na Feira do Livro (saí de Portugal logo a seguir) e desejo agradecer-lhe a gentileza das suas suas palavras. Lamento não saber quem é de entre tantos leitores que estiveram comigo, se calhar até está em alguma das fotos que eu pus no facebook. Faço votos para que o 1º contacto com a minha escrita não tenha sido uma perda de tempo.
Saudações amistosas de uma autora muito grata.

gatumano disse...

Eu é que tenho a agradecer-lhe o facto de ter vindo ao meu humilde espaço na Internet deixar o seu comentário.
Infelizmente, ainda não comecei a ler o seu livro. Estou desejoso de o começar a ler, pois sempre fui um grande fã da nossa história, muito devido ao meu Avô que foi professor de História e Geografia e tinha uma paciência do tamanho do mundo para estar comigo e contar-me as aventuras dos nossos grandes Portugueses.

Obrigado e até breve.
- BL