Look at the time...

domingo, 24 de maio de 2009

Luso - 4º e último dia

Sendo o último dia, tínhamos combinado que íamos só passar em Coimbra para comprar uma caixa de pastéis de Tentúgal e que depois seguíriamos para Conímbriga, porque a R. nunca tinha visitado.

Digamos que com tanto tempo perdido, démos por nós a almoçar em Condeixa-a-Nova (já com os pastéis no bolso) e só depois de almoço é que fomos às ruínas.

Numa só palavra: desilusão

Foi praticamente uma perca de tempo. Aqui cada adulto paga 4€ para visitar as ruínas e o museu. É-nos dado um mapa com indicação dos vários sitios por onde vamos passar, mas quando finalmente estamos a percorrer as ruínas não existe uma única placa alusiva aos lugares que estamos a observar. A dada altura, já não sabia se estávamos no forum, ou nas grandes termas do Sul, ou nas casas dos nobres que aqui residiam.

Tinha achado muito mais piada quando lá tinha ido numa visita de estudo e não me lembrava daquilo assim. Enfim, os anos passam, mas ali não mudaram nada. Só me lembrava dum museu que vimos em Barcelona, que continha as ruínas da cidade. Era totalmente coberto, tinha indicações do que estávamos a ver e também tinham ilustrações de como seriam as pessoas na época, e claro, objectos que foram encontrados durante as explorações.

É claro que Conímbriga é muito maior (mesmo muito maior) que a cidade romana por baixo de Barcelona, mas não sendo possível cobrir todo o recinto (que está assim a sofrer as consequências da erosão) pelo menos, podiam ter colocado placas a identificar os vários sitios por onde vamos passando.

O museu monográfico dá para conhecer um pouco do povo que ali viveu, da sua cultura e de alguns rituais, principalmente fúnebres. Infelizmente, após tal desilusão não deu para saboreá-lo da melhor maneira.

Foi pena que o nosso fim de semana tivesse terminado desta maneira, mas enfim.

O melhor deste fim de semana foi o Portugal dos Pequenitos e a Mata do Buçaco.

O pior foi, definitivamente, Conímbriga.

(Já sei que fui demasiado extenso… mas de outra forma como puderia explicar tudo o que vivemos neste fim-de-semana?)

- BL

Sem comentários: