Look at the time...

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Luso – 2º dia

Estava combinado para este dia irmos com os filhotes ao Portugal dos Pequenitos. Dito e feito, seguimos rumo a Coimbra, mas como saímos um pouco tarde, achámos que seria melhor andarmos um bocadinho pela baixa da cidade, almoçar e só depois seguirmos para o parque temático.

Digamos que, pela segunda vez neste ano, perdi a paciência com as voltas e voltinhas pela cidade. A maneira como o trânsito é obrigado a “girar” pela cidade é de loucos! Não fosse a R. e tinha dado meia-volta e ido embora, mas lá arranjámos um lugarzito, onde um cromo do sitio não parou de me chatear porque estava muito em cima dum Mercede$, e que o carro depois não saía e mais não sei o quê… enfim, para não o ouvir mais, lá tive que andar um pouco para trás com o carro.

Seguimos para a baixa da cidade, onde o movimento era muito pois era sexta-feira e a maoiria dos estudantes (senão, todos) vão passar o fim de semana com a familia. Achei a cidade muito suja, em relação aos prédios circundantes. Ao andar no passeio, notei que as pessoas gostam muito de ir em cima de uma das outras. Não se pede licença para passar, ao invés, andamos em cima das pessoas até elas se dignarem a olhar para trás e a ceder passagem.

Alguns mânfios (de sua maioria, romenos) circulam na baixa, nomeadamente, ao pé dos monumentos. Um deles perdeu a cabeça com a filha (de uns 5 anos) e andava-lhe a bater e a ralhar, mas não sei até que ponto é que não seria um chamariz para os estrangeiros que lá estavam ao pé caírem nalguma esparrela.

Fomos até à Igreja de Santa Cruz (além de ser Igreja também tem a designação de Mosteiro), onde entrámos. Julgo que era esta igreja que se estava a afundar, tanto que para entrarmos nela tinhamos que descer uns degraus. Agora temos uma rampa para uma praça ampla onde a mesma se situa ao nível do chão.

Coimbra_TumuloAfonsoHenriques

Lá dentro encontram-se os túmulos de D. Afonso Henriques e julgo que de Sancho I. Digo julgo, porque não existe informação relativa aos túmulos, e o meu latim arcaico … é… tipo… nulo! Não visitámos os claustros  porque isto de andar com uma criança ao colo, e outra que passou o tempo a correr e a saltar dum lado para o outro da Igreja não dá para fazer muito. Já não foi nada mau termos entrado.

O almoço foi numa antiga padaria convertida em padaria/bar/restaurante. Após a refeição, passámos no Turismo para nos darem algumas informações relativas ao Portugal dos Pequenitos e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha.

Eram 14:30 quando entrámos no Portugal dos Pequenitos, e saímos às 18:15. Dá para perceber que gostámos do sitio, então o D. nem se fala, foi um rodopio pelas casitas, a seguir foi a vez do parque infantil e depois foi um escorrega que terminava numa piscina de bolas de várias cores!

Coimbra_PPeq

Por último passámos pela casa brasileira onde decorria um filme animado (computadorizado) acerca da viagem de Pedro Álvares Cabral. Achei engraçado a forma como o filme era mostrado, os visitantes visionam o filme estando na proa duma caravela, rodeada de um oleado que nos faz pensar que estamos no Mar a caminho de terras de Vera Cruz.

Quando saímos do parque temático, metemo-nos a caminho do hotel e os miúdos aterraram durante a viagem… pudera!

- BL

Sem comentários: