Look at the time...

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Dor de cabeça com a rede wifi cá de casa

Neste fim de semana, parti a cabeça a tentar arranjar solução para que a rede wireless cá de casa fique como eu quero.

Este post vai ser longo,por isso, bear with me.

[UPDATE – Este post vai ser dividido, pois de momento não tenho tempo para continuar]

Cá por casa tenho 4 máquinas, 2 desktop’s, 1 portátil e um netbook e ainda tenho a ps3. Destes 5 aparelhos, apenas 3 usam a rede sem fios, e o problema que eu arranjei (desde que me meti a fazer mudanças cá em casa) foi o facto de meter os portáteis e a ps3 na sala de cá de baixo tendo deixado o router (Sitecom WL-153 Mimo-XR) no escritório, na parte de cima, o que fez com que o sinal perdesse muita força. Na ponta da sala, junto às escadas, tinha 30%, com sorte!

Bem, agarrei na dica dum colega meu e fui ao site freeantennas, e meti-me a fazer o EZ-12 Parabolic Reflector, que segundo o site, iria aumentar o sinal em cerca de 9dBi’s. Na verdade, o ganho n foi assim tanto, mas já conseguia mexer-me na net. O pior passava-se com a ps3, onde não conseguia usar o media server. Ainda pensei que fosse do media server que estava a usar, mas depois mudei para o ps3 media server, tal como já vos disse aqui.

Há duas semanas, encontrei um rapaz na media markt que me alertou para o facto de eu ter um router que apenas funcionava na rede b e g, e que já existia no mercado routers com a rede n, que aumentava de 54 para 300 MBS, e o sinal emitido seria mais forte, o que me puderia resolver o problema. Convencido de que iria funcionar, adquiri um router da SMC (o Barricade).

Chegado a casa, fui a correr experimentar a coisa, mas… o ganho não existia, estava tudo na mesma. Sendo assim, pensei em ligar o outro router com este, trazendo um cá para baixo apenas para servir de extensor. Após muitos googlanços encontrei uma página (que infelizmente perdi o link) onde um professor universitário dos EUA dizia que era impossível ligar dois routers em modo wireless, e que demonstrava-o com alguns diagramas e esquemas.

Acreditando no sr. professor, restou-me ligar os routers por cabo e puxar um deles para as escadas, e assim consegui uma melhor captação cá em baixo, mas não o suficiente para a ps3 conseguir ser bem sucedida. Ainda andei uma semana assim… mas sempre a estudar o assunto porque continuava a pensar que seria possível ligar os routers por wireless.

Ontem, vislumbrei uma solução… através de mais uns googlanços, e através deste post no forum da ZWAME. Agarrei no Sitecom e comecei a configurá-lo de acordo com o que estava no post. A tal opção WDS existia no Sitecom mas no SMCnicles batatóides! Acabei por concluir que tinha comprado o router errado, quando o que queria era um da Sitecom.

Hoje de manhã, lembrei-me de pesquisar na net quais os routers draft-n da Sitecom que tinham WDS. Encontrei este showproductimage.phpe lembrei-me que tinha estado com ele na mão, e não sei porque raio é que trouxe o outro… depois lembrei-me que a razão eram 50€.

Dirigi-me à media markt, para fazer a devolução e qual foi a minha surpresa quando vi que este router estava 30€ mais barato! É claro que agarrei nele e vim para casa desejoso de o configurar e ver se finalmente conseguia arranjar a solução para este drama.

Hoje não vou conseguir, mas prometo colocar mais um post com as configurações de ambos os routers. Pode ser que assim ajude outros com os mesmos problemas.

- BL

Sem comentários: