Look at the time...

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Castelo de Vide – 6º dia (Cáceres)

E de novo em Espanha, é verdade. Desta vez, o alvo foi a cidade de Cáceres. Era suposto darmos um saltinho a Trujillo, mas fica para uma próxima vez.

A estrada até Cáceres faz-se muito bem, apesar de ser uma estrada nacional (N-521). A paisagem é um pouco diferente do nosso Alto Alentejo. Ao principio parece ser mais verdejante, mas só até Valência de Alcantara, a partir daqui pareceu-nos mais desertificado do que, por exemplo, de Portalegre a Elvas.

CV-Caceres1 Cáceres tem uma coisa porreira, o conjunto monumental está todo reunido numa espécie de elipse formada por vários torreões e suas muralhas. Só conseguimos visitar a Casa de Las Veletas, que é o Museu da cidade de Cáceres, (onde a entrada é gratuita para membros da U.E.). Aqui passamos por várias salas, divididas por 3 andares, onde no primeiro andar as salas são dedicadas a várias épocas, desde o paleolítico, Idade do Cobre, Bronze e Ferro até à época romana. No segundo andar, a exposição é dedicada à organização económica, ofícios, indumentária, crenças e música. CV-Caceres2 Na cave, só existem duas salas, uma dedicada à época visigótica e outra à idade média. Por baixo do museu, existe uma cisterna arabesca, pois os muçulmanos estiveram nesta cidade entre os séculos IX e XI, se não estou em erro.

Saímos do museu e fomos almoçar a uma esplanada ao pé de uma igreja, na baixa da cidade.

Uma vez que tudo fecha por causa da siesta, démos uma volta por este conjunto onde passámos pela Concatedral de Santa Maria, Iglesia de San Pedro, Convento de San Pablo, e vários torreões.

Sinceramente, é a única parte que nos levou a visitar a cidade, o resto… não interessa muito.

CV-Caceres3Ainda aproveitámos para fazer umas compritas, meter gasóleo a 0,817€ e seguimos viagem. Pelo caminho passámos por Valência de Alcantara que tivémos pena em não parar, mas o tempo é curto e lá fomos para Castelo de Vide.

- BL

1 comentário:

Anónimo disse...

Castelo de Vide está baptizado como Sintra do Alentejo. Justiça seja feita Sintra também poderia ser Castelo de Vide de Lisboa. É uma terra lindíssima, com imensa história por detrás.

Beijinhos