Look at the time...

sábado, 6 de junho de 2009

Castelo de Vide – 2º dia (Mérida)

Apesar de nos termos levantado mais cedo, acabámos por nos atrasarmos um pouco. Ainda não tínhamos decidido o que fazer hoje, mas estava inclinado para ir a Mérida, e assim foi. Partimos às 10:30 e chegámos por volta do meio-dia. A viagem de Castelo de Vide até Elvas foi feita sempre por estrada nacional e foi de facto o melhor da viagem (de carro, claro) pois a paisagem é muito gira, o contraste entre verdes e amarelos, os campos agrícolas a perder de vista, os animais, e além de tudo isto, a estrada faz-se muito bem. São rectas a perder de vista!

CV-Mérida1Quanto a Mérida, assim que chegámos desatou a chover … mas fomos almoçar e por sorte ficámos mesmo no centro turístico da cidade. Após o repasto, démos uma volta até à Plaza de España, debaixo de trovoada mas sem chuva, valha-nos isso. Subimos desde a praça até à rua que dá acesso ao Museo Nacional de Arte Romano. Pelo caminho, passámos pelo Templo de Diana e pelo Forum. São áreas que estão ainda em processo de restauro para que possam ser visitadas, aliás, não CV-Mérida3foram as primeiras escavações que vimos na cidade. O pessoal dali arrisca-se a fazer um buraco e achar uma calçada, um pórtico, etc. :)

Chegados ao museu, tivémos que ficar à espera uns minutinhos pela sua abertura, que quando aconteceu foi ver um bando de bestas direitos aos curros… não há respeito por ninguém, é impressionante! Apanhámos uma excursão, onde estavam incluídos alguns portugueses que se iam metendo com o D. e com o A.

CV-Mérida2O Museu é muito interessante, e aconselho a visitar. O edificio, só por si é espectacular, e a exposição que acolhe é a maior que alguma vez vi, em relação a arquitectura, cerâmica, mosaicos, artesanato, moedas e estatuária. CV-Mérida4 No salão principal, o visitante, depara-se com uns arcos semicirculares enormes, que têm a mesma altura que os arcos do aqueduto de Los Milagros, também ele obra romana. O museu é construído em tijolo vermelho e é composto por 3 andares, e várias salas. A escultura aqui ao lado é do Imperador Tibério. O edificio assenta numa cripta que também se pode visitar onde se pode ver mais algumas casas romanas que foram encontradas, assim como uma calçada que ligava Mérida a Córdoba.CV-Mérida6

Quando saímos do Museu já eram 17:10 e apesar de estarmos mesmo ali à porta do Teatro e Anfiteatro romano, sabíamos que não íriamos conseguir visitar tudo e optámos por ir até à Basilica de Santa Eulália, deixando os dois monumentos para uma segunda visita.

Lá chegados, verificámos que os bilhetes que dão acesso à Cripta da Basilica estão integrados num bilhete-conjunto que nos permite visitar vários monumentos da cidade. (10€/pessoa) Assim sendo, optámos por seguir viagem para Portugal, não sem antes passarmos de carro, pelos aquedutos de São Lázaro e de Los Milagros, pelo Circo romano e pela ponte Lusitânia. Não haja dúvida que é um sitio onde contamos voltar para prosseguir a visita.CV-Mérida7

Ainda chegámos a abastecer gasóleo, no Carrefour, que estava na marca dos 0,827€ e finalmente metemo-nos a caminho de Castelo de Vide.

- BL

Sem comentários: