Look at the time...

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Google Chrome

Já muito se escreveu por aí acerca deste novo browser da Google. É verdade que eu fui logo instalá-lo assim que saiu (tal como tantos outros), mas fiquei um pouco de pé atrás devido à excelente relação que venho mantendo com o Mozzila Firefox, desde a sua primeira versão. 

O aspecto é limpo, gosto da tonalidade dos azuis que preenchem as tabs, mas sobretudo gosto do facto de pesar menos do que o Mozzila Firefox em termos de memória. Para quem, como eu, gosta de ter várias tabs abertas nos mais variados sites, blogs, mail, etc, esta é uma bela vantagem. As mesmas páginas abertas num lado e noutro, deu-me uma diferença de quase 100MB, o que é de ter em conta.

No primeiro dia que o usei, apeteceu-me andar a inventar... os inventos custaram-lhe 5 crashes. No Mozzila Firefox, nunca me aconteceu crashar com tamanha frequência, mas a verdade é que não é a primeira vez que tenho que matar o processo à bruta porque uma das tabs que eu tinha aberta deixou de responder. No caso do Google Chrome, isto não acontece. Se isso acontecer, apenas essa tab fica inacessível. Isto porquê? Porque este browser divide as páginas por vários processos, e quando um deixa de responder, os outros continuam a funcionar.

O logmein não funciona, o que para mim é uma grande falha, pois é uma ferramenta que utilizo quase todos os dias.

Tem uma novidade, podemos criar shortcuts directos dos nossos sites, e escolher onde é que os queremos colocar (Desktop, Start Menu,Quick Launch Bar) o que dá jeito para entrar rapidamente no nosso mail, blog reader, and so on, and so on.

Prós e Contras:
+ Gostei do aspecto, gostei da nova funcionalidade dos shortcuts, é mais leve e rápido que o Firefox.
-  O logmein não funciona correctamente, não tem um acesso fácil aos bookmarks e ainda existem sites onde ele não se comporta muito bem.

Conclusão: Por enquanto, vou continuar a usar o Mozzila Firefox, talvez por me ter sido fiel durante tantos anos. Esta versão ainda se trata duma versão beta, e acredito que muito possa ser melhorado. De qualquer forma, aconselho a experimentarem para terem a vossa opinião.

Aqui têm um print-screen pequenito:

Para mais informação, sugiro o blog da Google.

- BL

PS - Aos que se interrogam pelo facto de não o ter comparado com o internet explorer... explico-me da seguinte forma:

Um holandês, um australiano e um português, encontram-se num bar. Vem o empregado e pergunta o que querem beber.
Holandês - Eu quero uma heineken, a melhor cerveja do mundo.
Australiano - Eu quero uma Foster, a melhor cerveja do mundo.
Português - Eu quero um copo de água, se faz favor.

OS outros estupefactos perguntam :
Então não bebes Superbock?

e o Português - Se ninguém bebe cerveja a sério...não vou beber sozinho.

Sem comentários: