Look at the time...

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Optimus Alive 09 - Metallica

O titulo deste post nem devia incluir o nome do festival, porque, mais uma vez, apenas me desloco a estes eventos para ir ver Metallica. Assim foi em 2008 e 2007.

Desta vez, a curiosidade era vê-los apresentar ao vivo, algumas das novas músicas do último álbum Death Magnetic, mas vamos ao que interessa.

Infelizmente, desta vez o meu irmão não pôde vir connosco pois o tempo gasto em férias não contemplava mais uma vinda a Portugal, mesmo sendo para assistir a um concerto da sua banda favorita. Assim sendo, começámos com a equipa desfalcada, apenas 3 dos 4 elementos conseguimos marcar presença.

Antes de seguirmos para o recinto, até porque o concerto só começava às 23:30, combinámos jantar numa churrascaria no Dafundo, e assim, por volta das 19h30m, um pouco mais tarde do que estava combinado lá chegámos a Linda-a-Velha onde apanhámos um quarto elemento, um taxista, e seguimos para a aventura de arranjar lugar para o carro...

Carro arrumado em Algés de Cima e lá fomos andando para a churrascaria para jantar. Durante o jantar começámos a aquecer o espírito, com uma boa dose de boa disposição e gozos costumeiros.

Ainda à espera de um quinto elemento, que iria ficar com o bilhete do meu irmão, ficámos à entrada do parque marítimo de Algés a ver o pessoal a passar, de todos os tipos e feitios. Uns já vinham carregadinhos, outros com a moca, outros bem mais velhos, e outros bem mais novos.

Assim que o rapaz chegou, lá seguimos para dentro do recinto, que sinceramente, não explorámos na sua totalidade. Aliás sou eu e o J. é que saímos do palco principal para fora, onde assistimos a uma aparição dos Homens da Luta! :D Aqueles gajos são uns malucos, e chegaram a perfurar a moldura humana que estava à espera que os Metallica entrassem em palco... enfim, e lá passaram a gritar ao megafone: "A luta continua..."

Vimos ainda uma actuação de Nuno Lopes (o chato d'Os Contemporâneos), nem sabia que ele era dj.

Daqui partimos para o palco principal, e começámos a furar caminho para ficarmos mais bem posicionados. Digo-vos que ficámos muito bem, como se tivéssemos numa central! :D Claro que, tivemos que arcar com algumas consequências, mas nada de stress.

Por volta das 23:30 começa isto:


Para quem não sabe, trata-se do intro usado em todos os concertos dos Metallica. Chama-se The Ecstasy of Gold, de Ennio Morricone retirado do filme "The Good, The Bad, and the Ugly" de Sergio Leone onde entra Clint Eastwood.

Do alinhamento, já não me recordo de tudo, mas sei que a primeira música foi a Blackened, pois eu lembro-me que tinha apostado com o P. que seria a Creeping Death e perdi. :( Passaram por êxitos antigos como Master of Puppets, Lepper Messiah, For Whom the Bell Tolls, o indispensável One, Fade To Black, Sad But True, Enter Sandman, Nothing Else Matters, assim como êxitos recentes como All Nightmare Long, Cyanite, Broken, Beat And Scarred, e no encore terminaram com Seek and Destroy após uma promessa feita pelo público, a pedido do James, de gritarmos o mais alto que pudermos.

Para quem assistiu a 3 concertos seguidos em 3 anos, soube a pouco. Isto porque o palco não tinha nada de especial, não houve grandes efeitos, mas na verdade... os 4 fazem o espectáculo e não precisam de grandes apetrechos para levarem 40mil pessoas ao concerto. (mesmo em tempo de crise)

No final, o Lars disse que voltariam em breve... queres ver que em 2010 estamos lá outra vez?

- BL

Sem comentários: