Look at the time...

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

História de São Valentim

Dia 14 de Fevereiro, dia de São Valentim. A maioria das pessoas comemora-o através da oferenda de presente(s) ao seu ente querido, ou saindo para um jantar especial, um passeio, etc, etc. Confesso que não sou romântico, e acabo por não ligar a estes dias, mas tenho sempre aquela ideia de que este dia não é nada mais, nada menos que um apelo ao consumismo desvairado, que nos tempos que correm não consigo compreender. Por curiosidade, fui à procura da razão que faz com que comemorem este dia e encontrei isto:


As comemorações dos Dias dos Namorados possuem várias explicações possíveis, baseada na tradição cristã, romana e pagã. A Igreja Católica reconhece três santos com o nome de Valentim, mas o santo dos namorados parece ter vivido no Século III, em Roma, onde os casais celebram seu dia, em 14 de fevereiro.
Durante o governo do imperador Claudius II, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, com o objectivo de formar um grande e poderoso exército. Claudius acreditava que os jovens se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. O seu nome era Valentine e as cerimónias eram realizadas em segredo. A prática foi descoberta e Valentine foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens enviavam-lhe flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que enviaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Asterius, filha do carcereiro, ao qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentine. Os dois acabaram por se apaixonar e milagrosamente Asterius recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentine”, expressão ainda hoje utilizada. Valentine foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Tal como todas as boas histórias de amor...

Também podem consultar isto e isto, se quiserem.
- BL

PS - Curioso... recebi agora mesmo uma mensagem da minha mais que tudo! Será o espírito de São Valentim?

Sem comentários: