Look at the time...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

O circo Ch(o)en(é)

Ok, o titulo é complicado, já sei… refiro-me à “chonice” do circo Chen.

Fazendo aqui um parêntesis, para mim, a ida ao circo sempre foi uma festa especial, pois era nessa altura que recebia o presente de Natal da empresa onde a minha Mãe trabalha, sombrinhas_chocolate_regina_01_1254157164 (e ainda recebia uma caixa com aqueles chocolates da Regina, uns de sombrinha e outros com sabores a fruta, que até hoje acho que não comi melhores!) O circo era sempre no Campo Pequeno, e tinha uma bela dimensão. É verdade que quando somos pequenos, tudo nos parece grande, mas julgo ter a certeza que era de facto uma coisa em grande.

Bom, voltando ao assunto em questão, ontem fomos ao circo, por oferta da empresa onde a R. trabalha. Só não fomos os quatro, porque infelizmente, o A. está novamente constipado e como estava muito frio, optámos por deixá-lo com os Avós.

No ano passado também fomos ao circo, mas através da empresa da minha Mãe, e a coisa não foi famosa… desta vez, pensávamos que como se tratava do circo Chen, valeria a pena.

Lá chegados, ficámos com a ideia de que o circo deveria ser enorme, tal era o tamanho das tendas que o preenchiam, mas assim que entrámos no recinto tirámos logo essa ideia da cabeça.

Enfim, sentámo-nos numas ripas de madeira, uma vez que já não havia cadeiras, e tememos pela nossa vida, não fossemos a qualquer momento enfiarmo-nos pelo espaço entre o degrau e a ripa. Por causa das coisas, o D. ficou o espectáculo todo ao meu colo.

O espectáculo começou com a entrada em pista dos tigres siberianos, que tudo faziam para não obedecer à domadora. A seguir veio um palhaço entreter a plateia enquanto desmanchavam a jaula. De todos, ainda foi o que se escapou… A seguir veio uma mono ciclista, depois uns ginastas que fizeram um ou outro número engraçado, os malabaristas falharam várias vezes, e pouco depois chegou o intervalo para preparação da pista para a chegada dos trapezistas. No intervalo, aproveitaram-se para sacar mais um dinheirito ao pessoal, algodão doce, pipocas, uma volta à pista num pónei e finalmente um senhor que andava a vender queijadas de Sintra, enviando perdigotos a toda a sua volta.

Após o intervalo, lá vieram os trapezistas que deram 3,4 saltos e terminaram a sua actuação. Ainda por cima, um dos saltos saiu-lhes ao lado… depois vieram uns gajos com uns tabores e tal… e já nesta altura estava o D. a pedir para ir para casa. Bom, ainda vimos outro espectáculo degradante… o da família “bicicleta” e assim que entrou um outro palhaço (que só o era porque estava pintado) acabámos por sair!

Eu não sei se existe outro tipo de espectáculo para quem vai assistir ao circo, pagando bilhete, e se estas sessões são assim só porque servem o meio empresarial… Se assim fôr, ainda aceito, apesar de não me apanharem lá da próxima vez.

Gostava que me dissessem, pois aquela ideia de espectáculo e grandiosidade que eu tinha do circo, desvaneceu-se…

- BL

Sem comentários: