Look at the time...

sábado, 7 de março de 2009

A tal ida às urgências

Mais um post atrasado...

No passado sábado, como já vos tinha dito, tínhamos tentado ir ao cinema, mas acabámos por ir jantar fora e assim passámos algum "quality-time" que já merecíamos. Por causa disso, acabámos por chegar mais cedo a casa, e foi com surpresa que vimos que o D. ainda estava acordado, mas tudo se devia ao facto de ele ter caído e batido com a cabeça numa arca de madeira maciça que temos na sala. A minha Mãe estava toda preocupada. Tinha tentado colocar gelo no nariz, porque estava a sangrar e doía-lhe muito.

Quando nos viu, veio logo explicar o que tinha acontecido. Estivémos um pouco com ele, a ver se ele estava bem e depois fomos deitá-lo.

Ficámos na sala a ver um filme e quando este acabou fui buscá-lo para ele poder ir à casa-de-banho, como de costume. O problema foi que ele estava todo molhado, e tivémos que mudar a roupa da cama assim como o pijama dele. Foi nesta mudança que reparei que o nariz estava bastante inchado e arroxeado. Fiquei um pouco assustado e depois de falar com a R., achámos por bem telefonar para a Linha Saúde 24, e explicámos a situação toda. A enfermeira que nos atendeu foi impecável e aconselhou-nos a seguir para uma urgência com o D. a fim de verificarmos se realmente estava tudo bem.

Assim fomos... 2 da manhã rumo ao Hospital Condes de Guimarães. Uma vez que a triagem já tinha sido feita via telefone, e a enfermeira já tinha enviado um fax para o hospital, não esperámos mais do que 5 minutos. (Da última vez que tinha estado neste hospital tinha sido porque a R. estava com muitas dores e parecia que podia ser apendicite, e nesse dia chegámos ao hospital eram 18h e saímos para lá da meia-noite. O atendimento foi péssimo, deixaram-na sozinha num gabinete, teve ela que se levantar e dizer que ali estava porque já se tinham esquecido dela.)

Lá entrei com o D. e fomos atendidos por uma médica muito simpática que me ouviu a contar o sucedido e fez alguns testes com o D. para ver se estava tudo bem. Acabou por nos mandar fazer uns raios-X à zona do nariz. Explicou-nos para onde é que era e lá seguimos pelos corredores indicados. Realmente, as condições deste hospital deixam muito a desejar, houve um corredor que estava completamente às escuras, a humidade nas paredes deve ser coisa perfeitamente normal, as madeiras velhas e estragadas.. enfim... Chegámos à sala de raio-x e esta foi a pior parte porque ele assustou-se com o barulho que a máquina fazia e assim tive que o segurar para que os raios-X saíssem correctamente. A seguir a esta luta e à birra que ele fez, fomos passar a cara por água numa casa-de-banho que fazia lembrar aquelas velhas casas de pasto...

Esperámos um pouco para nos entregarem um envelope com os raios-X para depois mostrarmos à médica. Ela observou, explicou as zonas que estavam com hematomas, mas que felizmente não era nada de grave. Aconselhou-me apenas a colocar gelo durante as próximas 48horas para que o nariz não inchasse tanto.

Saímos para a sala de espera onde a R. já estava em pulgas para saber notícias, e contámos-lhe o que se tinha passado. Seguimos para casa e acabámos por deixá-lo dormir connosco, para que assim também pudéssemos estar mais atentos.

Foi uma bela noite de sábado que, felizmente, acabou bem.

- BL

Sem comentários: