Look at the time...

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Cemitério de Pianos

Acabei de ler o livro de José Luis Peixoto, Cemitério de Pianos. Trata a história duma familia portuguesa, que nos é contada pelo Pai da mesma, que acaba de morrer vitima de cancro. Acabamos por ouvi-lo falar de como conheceu a sua mulher, acerca dos seus filhos e netos, das relações entre eles, enfim, duma vida em familia, onde a maior parte da prosa ocorre dentro duma oficina de carpintaria que tem um anexo com pianos "mortos" onde as suas peças são usadas para ressuscitar outros.

Na segunda parte do livro (pelo menos é assim que a vejo) a história passa a ser contada por diversos membros da familia, nomeadamente por um dos filhos do primeiro interlocutor que se encontra a realizar a maratona de Estocolmo, representando Portugal nos Jogos Olímpicos. Apesar do nome deste corredor ser o de Francisco Lázaro, nada tem a ver com este atleta.

Achei o livro assim-assim, a certa altura o autor deu-lhe para inventar umas trocas de interlocutores, ora estamos em Estocolmo, ora estamos em Lisboa, ora estamos na terra de uma das filhas, e em diversas alturas no tempo e com pausas na prosa que acabaram por me deixar um pouco confuso.

Como pontuação, não lhe posso dar mais do que 5/10.

- BL

Sem comentários: