Look at the time...

segunda-feira, 5 de abril de 2010

82nd Oscars

[work in progress]

Ainda não tinha mencionado nada acerca da edição dos Óscares deste ano. Gostava de fazer um post completo sobre o assunto, se assim fosse, nunca mais o escreviria, a não ser a tempo da próxima edição quando já não interessa patavina o que para aqui vou escrever.

Bom, vou-me remeter a apenas uma secção que é a de melhor filme. Desta vez, foram 10 os nomeados, e irei apenas falar dos que vi até aqui. Vou tentar ir actualizando, conforme as minhas possibilidades.

Sendo assim, os que vi até agora foram (e por ordem):

  • The Hurt Locker – Trata-se do vencedor do melhor filme, mas após tê-lo visto, começo a questionar a academia que outrora enviava às urtigas qualquer filme onde fosse mencionada a palavra guerra, quanto mais, o facto dela própria coexistir durante o mesmo. Este filme passa-se no Iraque, durante a ocupação norte-americana e da sua tentativa de restabelecimento de ordem. Acompanhamos uma equipa de desactivação de bombas, em que o seu líder é uma espécie de cowboy que nada teme, e só quer sentir o cheiro e o sabor a adrenalina, debaixo da bandeira dos EUA. Sinceramente, não achei que merecesse a estatueta. Apesar de ser o filme com menor orçamento que pudesse justificar alguma pobreza de conteúdo, acho que não justifica o suficiente para vencer. De qualquer forma, é um bom filme, just not good enough, NMMO (Na Minha Modesta Opinião). Uma citação: “Just cut the damn wire”

  • Up – Filme de desenhos animados que (justamente) foi nomeado para melhor filme e apesar de não o têr ganho, ganhou o Óscar de melhor filme animado. A história é muito bonita, e a relação entre o sr. Fredricksen e a sua esposa é de uma ternura enorme. Russel, o escuteiro que o irá acompanhar na sua aventura, vem de alguma forma preencher uma lacuna que o dito sr. necessitava, sem o saber. Uma citação: “Squirl!”

  • Inglorious Basterds – Até agora, o filme que mais gostei! Não é por ser fã do Quentin Tarentino, mas acho que foi injusto não ter ganho este prémio. Estou a ver que a academia já o tem de ponta, e portanto, faça o que ele fizer, dali não leva nada. O filme retrata um pelotão de soldados aliados que só têm uma função: matar nazis. Seja à bastonada ou à lei da bala, a regra é simples, “Kill’em All”. Christoff Waltz ainda chegou a vencer na categoria de melhor actor secundário, pela sua brilhante actuação. Uma citação: “Every German we meet wearing a Nazi uniform... they're gonna die.”

  • A Serious Man – Até agora, foi o filme mais entediante de entre os que consegui ver. Espera mais dos irmãos Coen, depois de filmes tão interessantes como Burn After Reading e No Country For Old Men (que até venceu 4 óscares), mas infelizmente, este saiu-lhes furado. É-nos contada a história de um homem que vive azares atrás de azares, é a mulher que se quer divorciar, é o filho que se mete na droga, é a tentativa de suborno que coloca em causa o seu emprego, enfim... tudo lhe acontece, e quando procura respostas a estes eventos, acaba por não achar quem o possa ajudar. Uma citação: "I'm a serious man, Larry."

  • An Education - O filme romântico já cá faltava, mas aqui está ele. Uma estudante à beira de ingressar na faculdade, apaixona-se por um homem mais velho, que lhe dá a oportunidade de ver a vida de outro prisma, mais boémio, onde ela se revê e adora. O pai persegue-a para que acabe os seus estudos e ingresse em Oxford, desejando-o ardentemente, mas o rapaz convence os pais que as suas intenções para com a filha são boas e o namoro... floresce. É um filme que se vê bem, e dentro do género, posso dizer que gostei. Citação: "I don't want to lose my virginity to a piece of fruit."

  • The Blind Side - Este enquadra-se no género "baseadonumahistóriaverídica". e a Sandra Bullock ganhou o óscar de melhor actriz com o seu desempenho de "Mãe" de um rapaz proveniente de um gueto nos arredores da sua cidade, um sem-abrigo que tinha um grande talento para jogar futebol americano, e que teve a sorte de ser acolhido pela família de Sandra. Michael Oher, de seu nome, veio mais tarde a ser nomeado um "All American football player". Eu gostei, e acho que é um filme a ver. Citação:" You can thank me later. [...] It's later."

  • District 9 - O filme de ficção científica! Já há muito tempo que não me deliciava com um bom filme de sci-fi. Sempre foram dos meus predilectos, apesar de não pertencer ao grupo dos que veneram George Lucas e os seus 6 filmes da Guerra das Estrelas, aliás... são filmes que me passam (quase) ao lado. Bom, mas voltando ao assunto, District 9 é o nome dado a um sector de Joanesburgo que se tornou local de acolhimento para uma colónia de extra-terrestres. Extra-terrestres esses, que são semelhantes a grilos de forma quase humana, mas que se reproduzem como coelhos. O filme é-nos apresentado na forma de um documentário, e seguimos a tentativa de colocação dos et's num novo local, longe da cidade, onde o ambiente estava a ferver devido à invasão destes seres. Através do chefe da missão, Wikus Van de Merwe, vamos observando o desenrolar da acção de despejo, até este sofrer um incidente e ficar exposto à biotecnologia dos "grilos". Eu gostei muito do filme, mas acho que para quem não esteja muito afim de um filme de ficção científica, possa ser um pouco entediante... Citação:"Get your fokkin' tentacle out of my face!"

  • Up In The Air - George Clooney é um loner que passa a vida no... ar! :D Tem como emprego, o de despedir pessoas por empresas, cujos responsáveis, não têm coragem de o fazer e então, acabam por pagar a empresas dedicadas a este serviço. Ao passar tanto tempo no "ar" acabar por se adaptar a uma vida sem compromissos, a não ser ao de uma mala de viagem. Ao contratar uma jovem saída da faculdade, a empresa aposta nas suas ideias e acaba por fazer a única coisa que não lhe podiam fazer... colocá-lo em terra, o que faz com que ele comece a olhar para a vida de uma forma que até ali lhe era perfeitamente descabida. Citação: "Anybody who ever built an empire, or changed the world, sat where you are now. And it's *because* they sat there that they were able to do it."

Ainda me falta ver:

  • Avatar
  • Precious

Sem comentários: