Look at the time...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Sobre as rádios

radio-broadcast-large Não é de rádio-objecto, mas sim de rádio para ouvir. Já andava há muito tempo para escrever este post. A rádio sempre me acompanhou ao longo da vida, seja para acordar, seja para tomar o pequeno-almoço, seja para ouvir a caminho do trabalho, no local de trabalho, no caminho para casa, em passeios… and so on, and so on.

Rádio Cidade, Marginal, Comercial, MegaFm, BestRock (devo estar a esquecer-me de algumas) todas elas passaram pelos meus ouvidos, em épocas totalmente diferentes do que são hoje. A Cidade é a banhada que nós sabemos, a Marginal continua igual a si própria (diferente) apesar de no antigamente ser muito mais virada para o rock alternativo. Foi a única rádio onde ganhei prémios, cd’s dos Bush e R.E.M. e uma magnífica t-shirt que me permitiu entrar à pála no Coconuts, onde todas as quintas-feiras havia uma pista totalmente dedicada ao rock! Foi dos Verões mais espectaculares da minha (ainda breve) existência. Ainda por cima, ia muitíssimo bem acompanhado… :D

Já me estou a desviar do assunto. Continuando, da Comercial ouvi-a muito. Malato, Nuno Markl, Ana Lamy, Pedro Ribeiro, Vanda Miranda e mais recentemente Vasco Palmeirim que veio da MegaFm onde o ouvia assim como à Sónia Santos, ao Nuno Teixeira e onde fiquei a conhecer o Pedro Tochas (a Sónia que infelizmente desapareceu da rádio). A BestRock foi apenas uma fase enquanto alguém desfez a Comercial.

Neste momento… dei por mim a detestar por completo a Rádio Comercial pois tornou-se demasiadamente… comercial. Não há Pedro Ribeiro, Vanda Miranda ou Vasco Palmeirim que a salvem… desisti de os ouvir de há uns bons meses para cá.

Comecei então a ouvir a Antena3. Apesar de ser uma rádio feita por pessoal que… enfim, tem um bocado a mania e às vezes são um bocado excessivos nos comentários, mas … I can take it. Ainda por cima têm tinham o Markl e sempre deu para ouvir alguns programas feitos por ele. Infelizmente, no início deste mês, ele saiu para a… comercial. Desta feita, não fui atrás de ninguém. Não posso com “comercialidades”, sou alérgico a esse condicionamento. Todos os dias, as mesmas piadas, os mesmos sons, as mesmas músicas… e o que fez a água transbordar foi a certa altura terem afirmado que os U2 são a melhor banda rock do Mundo. Sinceramente… não acho que possam ser considerados uma banda rock, pois esse já foi abandonado há muito, e mesmo que fossem… para serem os melhores do Mundo tinham que comer muito Cérelac. Não estou a dizer que eles são maus, nada disso. Considero-os uma das maiores bandas Mundiais, mas tais como eles, estão outros 500… Não considero ser possível, classificar uma banda como “A Melhor do Mundo”.

antena-3_copy2

Posto isto, e o “post” já vai longo, só queria dizer que agora oiço a Antena3 e tenho descoberto coisas interessantes. Uma foi o The Legendary TigerMan, do qual já falei aqui.

- BL

Sem comentários: