Look at the time...

quarta-feira, 5 de março de 2008

Come o teu queijinho

Acho que desde que comecei este blog nunca tinha comentado nada acerca de trabalho, mas... se é uma parte tão importante da minha vida, porque não partilhá-la convosco? Não vou dizer o que faço, ou onde trabalho e muito menos vou mencionar nomes.
O que me levou hoje a escrever foi o acumular de situações das quais já me começo a fartar. A de hoje passou-se com um recibo de vencimento. Como comecei a trabalhar aqui a meio do ano passado, em Dezembro deveria ter recebido o subsidio de férias correspondentes ao ano de 2007. Como estava a ver que tal não ia acontecer, fui falar com a minha chefia e o assunto ficou logo resolvido.
Quando cheguei de almoço, tinha na minha secretária 4 recibos para assinar, sendo 3 deles respeitantes ao meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro e o outro, respeitante ao tal subsidio de férias. O problema residia neste último, o qual tinha um valor muito acima do que acabei por receber. Optei por perguntar aos meus colegas que se encontram na mesma sala que eu se tinham recebido tantos recibos como eu, só para perceber se o subsidio de férias já diria respeito a este ano. Infelizmente, e como já vem sendo desde que aqui entrei, quase todas as coisas que digo/pergunto são alvo de gozo/critica sobretudo por parte dum colega que tem a mania que é o "piadolas" cá do sitio. O que se passou agora, foi mais do mesmo. Já andava a perguntar-me quando é que íamos almoçar fora todos e tal. (piada normal, que nem levo a mal) Quando o meu chefe passou por aqui para recolher os recibos, questionei-o acerca daquele montante estranho, uma vez que não o tinha recebido, e fi-lo com os meus colegas presentes. Nada tenho a esconder, por isso...
Enfim, o tal "piadolas" deve ter entendido (vá-se lá saber pq) que eu tinha recebido a mais e então assim que o meu chefe se foi embora aproveitou logo para mandar a boca: "Recebeste a mais, estavas à espera do quê? Agora levas a ripada... já percebi foi a cena dos pneus novos e tal..."
Desta vez, não fiquei calado, e apesar de querer dizer mais do que disse, fiquei-me pelo: "Oh M., não deves ter percebido o que se passou, pois não?" Talvez por nunca me ter visto com cara de sério, acabou logo por pedir desculpa, que estava só a brincar.

E agora pensam vocês, "Então, mas ele nem disse nada de mais, e percebe-se que ele só se estava a meter contigo.". Pois, até podem ter razão, mas... quando o copo está cheio, basta uma gotinha para transbordar, e é claro que não transbordou, ficou apenas em vias de. Isto porque caso transbordasse, não seria tão "levezinho". Tenho a consciência que sou um pouco dado a ter a mania da perseguição e fiz um pacto comigo mesmo, que aqui nunca seria dado a pensar nisso, mas sabem como é... pelas costas dos outros, vejo as minhas, e há aqui muito boa gente a dizer mal dos outros, mas depois... é como se sabe. Eu até achei piada a um rapaz que aqui trabalhou, que antes de sair veio-me dizer que gostava do meu estilo, que ouvia, ouvia, mas que me mantinha na minha, calmo, sem espalhafato, sem fazer ondas.

Bom, havia muito mais para escrever, que provavelmente vos ajudaria a perceber melhor a razão deste meu desabafo, mas... fica para outro dia.

- BL

PS - Desde que aqui cheguei que só oiço a frase que usei no titulo, e era isso que lhe devia ter dito, das tantas vezes que eu próprio fui alvo, mas nunca por me meter em assuntos de trabalho. Pois, digo-o aqui: Vai lá comer o teu queijinho e deixa os outros em paz!

Sem comentários: