Look at the time...

terça-feira, 29 de julho de 2008

A palestra de Randy Pausch

Ontem, andava a navegar pelos blogues que sigo e dei por mim a ver a palestra de Randy Pausch, que para quem não sabe, faleceu sexta-feira passada vitima de cancro do pâncreas com 47 anos de idade. Estamos fartos de ouvir noticias destas e infelizmente, inconscientemente ou conscientemente, passamos ao lado deste tipo de noticias. Uns talvez por simplesmente acharem que se trata de algo comum, outros porque não querem ouvir falar de tristezas, mas... aconselho-os a ouvirem a palestra deste homem. Apesar de em todo o lado se referirem a esta como a última palestra do professor Randy Pausch, eu tive a liberdade de a chamar de "A palestra", e porquê?
Bom, porque acho que se trata de uma lição de vida de uma pessoa que sabe que a morte se aproxima ao invés de ser um anúncio de morte de uma pessoa que sabe que lhe resta pouco tempo da sua vida.

Eu acredito que muitos de vocês não vão ter a paciência para verem toda a palestra, mas tentem. A sério. Eu gostei muito e agradeço ao Randy por ter tido a coragem de a fazer, e de se ter mantido fiel ao seu objectivo.

Se virem o filme, devem reparar que ele se refere a paredes de tijolo que nos barram o caminho quando tentamos alcançar um sonho tão desejado, e que cabe a nós ultrapassá-la ou não. Segundo Randy, é neste preciso momento em que nos damos conta o quanto queremos atingir o nosso objectivo, pois nada é impossível e as barreiras foram feitas para serem quebradas.

É impressionante a forma como ele comunica connosco, o humor, a vivacidade, até a forma física! Não é por acaso que este video já foi visto por 5 milhões de pessoas.

Vejam, eu gostei.

Também podem ver este onde ele fala para os finalistas de Carnegie Mellon, a universidade onde estudou e trabalhou.

- BL

2 comentários:

Anónimo disse...

Um individuo fascinante, não é?. Já conhecia o video. Mas n sabia que ele entretanto tinha falecido. Um beijinho

bela

gatumano disse...

Oh amiga, se achei fascinante! Ainda agora penso nas palavras que ele proferiu durante aquela sessão.

beijinho