Look at the time...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Mercado Medieval de Óbidos

Na quarta-feira, dia 22 de Julho, resolvemos ir a Óbidos para ver o Mercado Medieval.

O dia foi mal escolhido, pois a ameaça de chuva era iminente e lá chegados… concretizou-se. Nessa algura pouco chovia, mas aproveitámos para lancharmos antes de entrarmos na feira.

Infelizmente, quando chegámos à entrada da feira, já chovia bem, mas pareceu-me coisa para passar rapidamente e lá fomos entrando. Devido à chuva, tivémos que parar um pouco, debaixo dum toldo duma tenda de doçaria e ficámos ali a deliciar-mo-nos com as doçarias de noz, gila… enfim, uma maravilha.

Quando parou de chover, fomos dar uma volta à feira e o D. começou com a birra do dia, e foi andar com ele às voltas da feira sempre a chorar por tudo e por nada.

Os figurantes da feira estavam bem caracterizados e sempre a cumprir os papéis que lhes estavam destinados.

Num dos arcos da muralha, havia uma meretriz que tudo fazia para captar a atenção dos homens, mas não estava a ser bem sucedida pois ninguém lhe prestava atenção, inclusivamente eu, não fosse a R. a chamar-me a atenção. Estava encostada à porta, olhar lascivo, a mostrar as pernas, mas ninguém lhe passava pevide… e era bem gira, a moça.

À passagem por um ferreiro, decidi comprar uma espada ao D. onde até lhe gravaram o nome. A minha Mãe ofereceu-lhe o escudo e a minha sogra, o cinto para embainhar a espada. Estava deliciado, claro.

Às 19 horas começou o torneio, que começou com um cortejo onde passou o Rei, seguido dos cavaleiros, escudeiros, o padre e outros que tais que iam lutar pela sua bandeira.

Foi definitivamente, parte mais engraçada de toda a feira. Luta de espadas, concurso de arco e flecha, e o dito “joust” entre um cavaleiro português e outro gaulês. Este último foi quem ganhou, mas era o “mau da fita”. Encarnava por completo a sua personagem, o que até deu origem a que uma rapariguita de cerca de 9 anos, tivesse medo dele e fugiu a chorar do recinto. O D. adora cavalos e ficou mais que maravilhado com os cavaleiros. O torneiro durou quase uma hora, e quando terminou fomos dar mais uma voltinha antes de irmos embora.

Ainda passámos no parque infantil medieval, que tinha alguns jogos para as crianças, nos quais eu e o D. nos divertimos enquanto a chuva aguentava lá em cima… quando começou a cair, lá seguimos para o carro, mas ela começou a cair copiosamente, e chegámos ao carro parecendo mais pintos que outra coisa!

Foi muito giro e contamos regressar, mas da próxima vez tencionamos provar as iguarias… mas sem chuva!

- BL

Sem comentários: