Look at the time...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

3. Gouveia, Folgosinho e Linhares

No terceiro dia de manhã, seguimos viagem para Gouveia. Apesar do tempo cinzento, deu para passear pela cidade e enquanto a R. foi a uma loja de artesanato andei eu e o D. a tirar umas fotos. No centro da cidade existem duas igrejas, em estilo barroco. Não sou apreciador de igrejas com azulejos. Passámos pela Câmara Municipal onde se pode visitar um jardim, e fomos à procura de poiso para almoçar. Acabámos por comer muito bem (como não poderia deixar de ser) e aqui foi onde provámos um doce bem catita. (Ló de Ovos - é estilo pão-de-ló, mas rasinho rasinho, com doce de ovos e canela, por cima)

Saímos do restaurante e pensámos em ir directo para o parque zoológico onde estão algumas das espécies animais da região, mas como o D. estava a dormir, resolvemos ir andando para Folgosinho, aldeia histórica onde nasceu o nosso Grande Viriato!
A aldeia é muito gira, com casas rústicas, algumas delas usadas para turismo-habitação. Para grande decepção nossa o turismo estava fechado, e como o D. estava a dormir saí para dar uma volta e tirar umas chapas. Estava um frio do catano, e a caminho do castelo já não sentia as mãos. Quando lá cheguei acima, já não sentia as orelhas e azar dos azares, devido ao intenso nevoeiro não se via nada de nada. Enfim, voltei para o centro da aldeia e fui até ao adro de Viriato onde os "jovens" se encontravam em alegre cavaqueira. Existem vários azulejos com quadras alusivas a Viriato ou à própria gente da aldeia. A R. gostou tanto que já andava a ver casas para comprar!

Daqui, fomos para Linhares da Beira, outra aldeia histórica da Serra da Estrela com um imponente castelo, solares e a escola de parapente do Inatel. No castelo temos uma bela vista, só é pena é estar repleto de diversas placas de cimento a servir de passadeira, fica muito feio. Numa das torres do castelo estava uma exposição de fotografia, mas não cheguei a ir ver.

Em caminho para Vila Ruiva, fizemos um desvio para ir comprar o belo do queijo da Serra, na Queijaria do Ilidio (12,50€/kg) , que aconselho vivamente, e mais à frente, no Cortiço, comprámos azeite do bom (+-25€/5litros)!

E pronto, o dia estava feito e voltámos para o nosso local de descanso. Após o jantar, decidimo-nos informar sobre uma possível estadia em Maio... e parece que vamos lá voltar brevemente!!